ACTUALIZAÇÃO
: OS REGISTOS RECENTES DE RARIDADES SÃO ACTUALMENTE PUBLICADOS NA PÁGINA DO FACEBOOK RARE BIRDS in PORTUGAL



domingo, 8 de setembro de 2013

Phylloscopus sibilatrix (Vila do Bispo)

Boa noite a todos,

Hoje (07.09.2013),  a meio da tarde observei uma Phylloscopus sibilatrix num pequeno pinhal a NE da Raposeira (Vila do Bispo). Pude observar a ave bastante bem a uns escassos 4/5 metros de distância, mas apenas por uns breves segundos, antes de voar para as copas dos pinheiros e a perder de vista. Infelizmente a ave não deu tempo para que houvesse registo fotográfico, mas dado o estado geral da plumagem (fresco) eu diria que se tratava de um juvenil com projeção das primárias extramamente longa (arqueada) e orlada de branco assim como as terciárias.
Foi feita uma tentativa já mais tarde com recurso a canto e chamamentos, mas infrutifera, talvez pelos condições climatéricas que se faziam sentir com vento e frio. Todos os pequenos migradores presentes e sobretudo as constantes Phylloscopus trochillus tinham tambem já desaparecido.

No mesmo local a 22 Agosto, e embora não divulgado o registo a tempo "decente", ouvi e observei tambem uma Phylloscopus collybita tristis.
https://maps.google.pt/?ll=37.097704,-8.855214&spn=0.000575,0.001321&t=h&z=20

boas observações,
Rui Caratão

1 comentário:

  1. Olá

    O ano passado, em meados de Março, avistei uma e ouvi várias Felosas assobiadeiras (Phylloscopus sibilatrix) em Montemor-o-Velho. Como não reconhecia o canto, tive que passar em revista, um a um, os registos em mp3 que tenho no leitor até a identificar. Não a consegui fotografar por pouco (nunca saiu da copa do carvalho onde se escondeu).

    ResponderEliminar